logo
Notícias

10 Locais do Concelho com acesso gratuito à internet

No âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, o Município de Penela, enquanto promotor, apresentou uma candidatura do projeto designado por “Penela Wi-Fi” que se encontra concluído. “Penela Wi-Fi” tem como objetivo principal disponibilizar o acesso gratuito à internet mediante a implementação de infraestruturas de redes Wi-Fi. Esta rede de Wi-Fi pública irá ser disponibilizada em 10 locais estratégicos do concelho, nomeadamente, Largo do Município, Castelo de Penela, Praça da República, Parque das Águas Romanas, Mercado do Espinhal, Igreja Matriz do Espinhal, Junta de Freguesia da Cumeeira, Museu do Rabaçal, Ruínas do Rabaçal e Junta de Freguesia de Podentes. Os pontos estratégicos foram selecionados tendo em consideração que são locais de encontro dos habitantes e visitantes e por serem pontos de interesse do concelho. O Município de Penela, com este projeto, irá fomentar o desenvolvimento e crescimento económico sustentável do território, potenciando um enriquecimento das experiências turísticas e uma melhoria da competitividade do destino. A implementação destas infraestruturas permite que o Município de Penela consolide a sua posição enquanto território e destino turístico inteligente, assente na comunicação e interatividade com o turista em diferentes locais de visitação. O investimento total do projeto é de 59.677,51€ com a comparticipação do Turismo de Portugal no montante máximo de 50.000€.

2021-04-30 16:20

15 PME Líder 2020 no concelho de Penela

No final do mês de fevereiro, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) divulgou a lista das 9.955 empresas distinguidas com o estatuto de PME Líder 2020 que, comparativamente ao ano anterior, demonstra um aumento significativo. Esta distinção, atribuída anualmente pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos a operar no mercado português, baseia-se na análise de um conjunto de critérios relacionados com a autonomia financeira, posição no sistema de garantia mútua ou o aumento de volume de negócios face ao ano anterior. O Concelho de Penela mantém a tendência de aumento do número de PME Líder, contando com uma subida de 12 para 15 distinções, face ao ano transato. Estas empresas, para além de serem responsáveis pela promoção de postos de trabalho, contribuem para o desenvolvimento económico e social do território. De salientar que estas 15 empresas distinguidas representam um volume de negócios de aproximadamente 104 Milhões de Euros e empregam 725 trabalhadores. Nas edições anteriores, Penela registou 12 empresas PME Líder 2019, 8 PME Líder 2018, 9 empresas PME Líder 2017 e 2016 e ainda7 empresas PME Líder 2015 e 2014. Assim, o surgimento de novas PME Líder, entre 2014 e 2020, mais do que duplicou representando uma taxa de crescimento de 114,3%. A título de comparação, de referir que, no mesmo período, o distrito de Coimbra apresentou uma taxa de crescimento de 14,7%. O Município de Penela congratula todas as empresas distinguidas com este reconhecimento, o que confere uma elevada consideração e orgulho pela dinâmica do tecido empresarial penelense. Assim felicitamos cada uma das empresas distinguidas adiante identificadas e expressamos os sinceros desejos de renovação tão prestigiada distinção empresarial.

  • Calado & Duarte, Lda.
  • Engiperfil, Lda.
  • Fernandes & Calados - Materiais de Construção, Lda.
  • Foespe - Corte e Abate de Árvores, Lda.
  • Frijobel - Indúst. e Comérc. Aliment, S.A.
  • Gadanha - Pavimentos, Lda.
  • Jamarket, Unipessoal Lda.
  • Lápis Engenharia, Lda
  • Ovofruta - Comércio de Ovos e Frutas, Lda.
  • Penelaterraplanagens – Desaterros e Terraplanagens, Lda.
  • Serqueijos Pimenta - Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda.
  • Silvino Costa & Costa, Lda.
  • Simões & Rodrigues, S.A.
  • TJB - Transportes, Lda.
  • Windpark, Lda.

2021-04-30 17:45

Câmara Municipal de Penela reforça apoio a famílias, empresas e associações do concelho

O confinamento e encerramento temporário da atividade económica aumentou substancialmente o risco de pobreza, precariedade e endividamento. Com vista a minimizar o impacto da crise económica provocada pelo COVID-19, a Câmara Municipal de Penela lançou um segundo Fundo Municipal de Emergência, num total de 62 mil euros, com o objetivo de apoiar famílias, empresas e associações do município. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Penela está a apoiar diversas famílias, através de um subsídio não reembolsável, permitindo aos agregados familiares fazer face a pagamentos de necessidades básicas, como rendas habitacionais, medicação, água, eletricidade, entre outras despesas elementares. As empresas situadas no Concelho, que se viram forçadas a encerrar ou suspender a atividade em virtude da declaração do estado de emergência e que tenham sofrido uma redução no volume de faturação, também podem recorrer a um apoio financeiro único entre os mil e os mil e quinhentos euros. As associações também são abrangidas por este Fundo de apoio. “Reforçamos os apoios financeiros extraordinários aos munícipes mais carenciados e às empresas de modo a mitigar os efeitos económicos e sociais decorrentes da pandemia. Esperamos com estes apoios garantir a manutenção do emprego e a valorização da atividade das empresas do município” refere Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela. As candidaturas para o Fundo Municipal de Emergência encontram-se abertas até ao final do mês de março. Durante o primeiro confinamento de 2020, o Fundo Municipal de Emergência apoiou 20 microempresas que sofreram perdas de faturação, num total de 23 mil euros. Entre março e maio do ano passado, o município de Penela decretou ainda as isenções das rendas mensais para todos os espaços concessionados do município, incluindo os espaços das incubadoras.

2021-04-30 16:24

Penela com plano de desenvolvimento rural aprovado pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia recebeu mais de 700 candidaturas no concurso internacional “Smart Rural XXI”, com o intuito de promover estratégias e boas práticas de desenvolvimento das aldeias que invertam o despovoamento e a desertificação. De todas as soluções rurais inovadoras apresentadas, Penela foi o único projeto a conseguir a aprovação em Portugal. A iniciativa tem como objetivo promover e inspirar as aldeias a desenvolver e implementar abordagens estratégicas, visando transformá-las em Smart Villages. O Município de Penela identificou uma oportunidade de mudança de paradigma e concorreu com projetos para duas aldeias do concelho: Ferraria de São João e Cumeeira. Na aldeia de Ferraria de São João, será implementado o projeto “Farm Real”, um conceito disruptivo de rebanho comunitário que tira partido das tecnologias. Com a criação de uma plataforma online, os internautas vão poder adotar animais e ser “pastores virtuais” de uma ou mais cabras, acompanhando o seu dia-a-dia real, como a sua localização exata, visualizar vídeos dos animais, conhecer e vivenciar a produção de leite, entre outras atividades disponíveis online. Já a aldeia da Cumeeira será transformada em Social Village, com o intuito de dar todo o apoio e acompanhamento aos idosos que lá vivem, evitando a sua deslocação para um lar ou centro social de dia. A ideia é disponibilizar, de forma permanente, todos os cuidados de saúde e sociais no local, para que os idosos possam continuar nas suas casas. Para além deste apoio aos locais, este projeto inclui ainda a promoção do turismo sénior, cativando todas as pessoas que necessitem de algum apoio. As smart villages serão acompanhadas no desenvolvimento, preparação e implementação da estratégia por uma equipa coordenada pelo grupo E40 em parceria com 5 instituições especializadas - IfLS e Empirica (Alemanha), Innovatiesteunput (Bélgica), Universidade Agrícola de Atenas (Grécia) e eConcepts (Irlanda) - e em colaboração com 28 peritos nacionais, abrangendo todos os países da União Europeia. Irão, também, visitar outras smart villages para obter inspiração e partilhar ideias sobre atividades a desenvolver e participar em intercâmbios e iniciativas de capacitação técnica com outras aldeias participantes (Academias Smart Villages). Esta iniciativa da Câmara Municipal de Penela visa auxiliar o desenvolvimento rural, com foco em vetores como a inovação, o empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida da sua população. 


2021-04-30 16:26